Transparência Nebulosa

by

A Petrobras, no seu blog inédito (ainda tô me beliscando pra saber se é oficial mesmo hehehe), tenta demonstrar ao público uma certa transparência no trato com as notícias publicadas na imprensa a seu respeito. Diz que o blog servirá para mostrar como a imprensa brasileira é despreparada, mal intencionada, manipulada, etc, etc, etc (não diz com essas palavras, mas é o que está nas entrelinhas).

Resolveu, numa atitude inédita, acabar com a exclusividade de cada órgão em seguir sua pauta, já que a empresa coloca agora todo contato pré-publicação de uma matéria para todo o público ler. Assim, jornal A vai ficar sabendo o que o jornal B está fazendo e perguntando, que linha está seguindo, ANTES mesmo da publicação (se é que publicará mesmo, pois muitas matérias caem justamente na fase de pesquisa). Enfim, estão colocando no ar o teor de e-mails e contatos telefônicos feitos por jornalistas. Coisa estranha…

Mas, mesmo que a proposta fosse realmente a da transparência, lendo o blog vemos atitudes bem suspeitas. Quando a empresa fala dos seus feitos e acertos, puxam dados comparativos desde a época de Getúlio Vargas. Porém, quando é para falar sobre gastos e suspeitas, usam absurdos vagos como – “ano passado reduzimos significadamente despesa tal”…

Um exemplo: O jornal Folha de São Paulo pergunta sobre despesas com contratação de escritórios de advocacia em épocas bem específicas, ANO a ANO, pois existe a suspeita de direcionamento desses contratos milionários para apadrinhados do partido hoje no poder. A pergunta é BEM ESPECÍFICA:

“-Quais os valores desembolsados pela companhia com essas contratações na área jurídica, com e sem licitação, nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009?”

Eis a resposta da Petrobras:

“A Petrobras vem aumentando seu número de advogados próprios, saindo de 250 profissionais em 2003 para os 650 atuais. Consequentemente, a Companhia vem reduzindo os gastos com escritórios externos. Em 2008, por exemplo, houve redução de 23% neste tipo de desembolso quando comparado a 2007. O número de contratações também vem caindo. De setembro a dezembro de 2008, foram encerrados 24 contratos com escritórios terceirizados e, para 2009, está previsto o encerramento de mais 19. De 1998 até hoje, o desembolso com contratações de escritórios jurídicos foi de aproximadamente R$ 230 milhões de reais, sendo que, desse valor, cerca de R$ 50 milhões foram em contratos precedidos de licitação.”

                                  –        o         – 

Primeiro a empresa não apresenta os dados ANO a ANO, o que facilitaria o entendimento se ESSA ADMINISTRAÇÃO ATUAL, petista, gastou mais ou menos que a administração anterior, do PSDB, em contratos terceirizados. No quesito contratação direta, já mostra o inchaço, pois saltou de 250 para 650 profissionais. Faz ainda um auto-elogio enrustido, querendo dizer que no último ano REDUZIU as despesas.

Só que a empresa REDUZIU JUSTAMENTE nos meses em que estourou a crise mundial, coisa que TODA EMPRESA NO MUNDO fez. Vejam que eles colocam detalhadamente os meses de  “setembro a dezembro de 2008”. Usaram um periodo atípico para ilustrar algo que seria uma política de todo o periodo dessa administração. Bem TRANSPARENTE mesmo!

Mas, e de janeiro de 2003 (início do governo Lula) até hoje? Onde está essa informação?

Seguindo o que o tal BLOG da Petrobrás indica, pela omissão descarada, posso deduzir que essas despesas AUMENTARAM estratosféricamente, não posso? Pois foram VAGOS na informação, diria até que foi uma resposta vaselina, de tão escorregadia hehehe…

Vamos fazer um exercício de simulação: Se no ano de 2002 a empresa gastou 100 mil reais com essa rubrica e em 2007 torrou 1 milhão, de que adianta em 2008 ter gasto 970 mil e dizer que abaixou os gastos?

Na verdade, aumentaram em 1000% os gastos em 5 anos, depois cortaram 3% no último ano e se safam dizendo que estão economizando…

Já na hora de mostrar o lucro da empresa, sacam até um gráfico vindo, que COISA, desde a época do governo anterior, vejam só:

00000000grafico

Porque não fizeram um gráfico respondendo à pergunta da Folha de São Paulo?

É essa a transparência?

E a imprensa é a causadora do estrago na imagem da companhia, pois é…

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

38 Respostas to “Transparência Nebulosa”

  1. Viviane Says:

    Estranho alguém que cobra transparência não se identificar ne? Mais estranho ainda plagiar nome, layout e header do “blog adversário”. Quem será que está por tras deste blog, senhor transparência?

  2. Julio Pegna Says:

    Esse blog pirata da Petrobrás é uma piada!
    Querer tratar a Folha de SP como um jornal sério é brincadeira. Chega a ser ingênuo!
    Quanto aos números da Companhia, são confidenciais. Afinal, é uma empresa com acionistas que devem ter respeitados seus direitos.
    Aposto que os congressistas que querem a CPI possuem ações da Petrobrás … eu, recomendo.

  3. Cris Azevedo Says:

    Bah, é oficial, sim. Veja lá, no blog do Coturno Norturno, o Coronel decobriu que o “brógui” está alojado na home page da Petrobrás, no box “petrobrás e Você” Portanto, é OFICIAL. Ai, que vergonha!

  4. Jose Says:

    Porque vc não se muda do Brasil? Seremos mais felizes sem imbecis como vc aqui!

  5. Otto Lima Says:

    Se quisessem transparência de verdade, não teriam copiando um blog já existente para confundir os internautas.

  6. Adriana DOD Says:

    Com a imprensa q temos hoje no Brasil, que distorce muitas vezes completamente as informações passadas pelas assessorias de imprensa, é necessário mesmo ter um blog para que a população saiba a realidade dos fatos, podendo-se comparar o que a imprensa publicou com o que a empresa divulgou.

    Opositores, não se dêem ao trabalho de alimentar este seu blog… Primeiro pq teria q arranjar alguém que saiba escrever (inclusive o nome da empresa, que não é Petrobrás, mas sim Petrobras). Segundo, pq a população está do lado da Petrobras e está entendendo muito bem o golpe em que está consistindo esta CPI.

  7. B! Says:

    Não se identifica e copia nome e layout.

    Quem tem minha desconfiança é vc, seja quem for.

  8. Raimundo Denilson Says:

    Essa empresa é o orgulho desta nação, a síntese daquilo que há de bom em nós brasileiros. Eu me orgulho muito de nesta empresa trabalhar e nela deixar meu suor. Petrobras é sinonimo de respeito, e para deixar isso claro a quem interessar, criou este blog, que traz as informações como elas são, sem edição e principalmente sem tentativas de manipular a opinião pública.
    Parabéns Petrobras por respeitar a todos nós brasileiros, dando transparência a esta nova tentativa desses antigos traidores de tirar sua credibilidade, para depois te vender.

  9. Rutger Hauer Says:

    Que mico! kkkkkkkkkkk Chego a ficar constrangido por vocês, juro. Ô dó! kkk

  10. A carioca Says:

    Pelos comentários a categoria quadrúpede de petralhas ( alguns raros espécimes ainda são bípedes ) não leu mesmo o que você escreveu,aliás pela qualidade intelectual deles nem devem ter lido direito o blog da PTbrás.

  11. jonas Says:

    quem não cai no conto do vigário dos tucanos é um “petralha quadrupede”?

  12. Rogério Says:

    Tem dúvidas se o blog da Petrobrás é oficial? Putz, é só entrar no site da Petrobrás que você dá de cara com uma chamada pro blog dela!

  13. Baiano Says:

    ATENÇÃO PESSOAL! POR FAVOR, VAMOS PARAR DE POSTAR MENSAGENS NESSE BLOG. COM CERTEZA ELE REPRESENTA O DESESPERO DA DEMO-TUCANADA RACISTA. DEIXEMOS ESSAS BESTAS-FERAS NESSE CHIQUEIRO.

  14. claidisom ribeiro Says:

    a inveja e uma merda mesmo

  15. Capitão América Says:

    E os nazistas atacam este Blog para protegerem a boquinha da PTrobras. Enquanto isso o povo brasileiro que pague os tubos na gasolina mais cara deste planeta.

    Esquerdistas não têm o menor pudor mesmo…

    Sem mais verdades…

  16. Veroca Says:

    Maravilhoso! Morri de rir com os comentários dos petralhas!!Relmente eles nem se deram ao trabalho de ler o Blog kkkkkkkkkkkk…se é que sabem ler né ?????Parabéns mesmo, provou como o Blog foi feito pela Ptzada que reina lá , por desespero com a CPI que vem ai kkkkkkkkkkkk.Tão com muito medo, porque deve ter muito podre escondido por lá.

  17. Alzira Says:

    Parabéns, garoto do blog. Genial sua iniciativa !!! Ainda existe vida inteligente nesse país. Adoreiiiiiiii, já que o blog da PTBRAS não admite comentários contrários, teremos aqui um oásis nesse deserto de autoritarismo que assola nosso país. Esse blog é um contraponto, uma resistência a esse absurdo todo que temos presenciado ultimamente. Pela reação da canalha, vc, garoto, atingiu a alma petralha. PARABÉNS, LONGA VIDA PRA VC, GAROTO INTELIGENTE …

  18. Wilson Says:

    A rataiada ta fazendo o que aqui nos post?

    Não deveriam estar expoliando algo ou roubando alguém ???

    vc não explicou que é uma paródia ???

    será que eles também não lêem pq dá AZIA ?

    Eles devem estar em desespero, primeiro por criarem aquela piada.

    Depois destacaram 50 caras pra te xingar…MOSTRE OS IPs deles…

    eu digo de onde eles vêem, to ficando craque…

    vc mais mostrar eles xingando, em horário de trabalho e com computador do “povo brasileiro”

    hahahahahhaha

  19. Júlio Says:

    Gostei do blog.

  20. Cristova Says:

    Que beleza!

    Do pai aos netos eles foram, é e continuaram desaforados, eles não sabem ler mesmo, se não como teriam coragem de colocar o apedeuta mor como titular do cargo mais importante do país.

    Sabe aqueles filmes de zumbis, pois é, é bem parecido, estão parecendo a música, tá dominado, tá tudo dominado.

    Quem falou que a Petrobrás é dos brasileiros? Eta povinho mentiroso. Me engana que eu gosto.

    Cara! na veia.

    Acorda Brasil…

  21. antonio Says:

    muito bom!!!!!!!!!!!!!!!! parabéns!!!!!!!!!!! bom demais!!!!

  22. André Says:

    Esta de dizer que a Petrobrás é dos brasileiros é mesmo uma piada.
    Talvez seja o momento da sociedade brasileira começar a discutir sua privatização.Estou cansado como todos devem estar de pagar pela gasolina mais cara do mundo.O lucro da empresa vai para seus acionistas,funcionários,governo(através dos tributos),ongs Petistas e por ai vai.E nós os Plebeus sifu.
    Sou da época que se gastava 4.000 dólares para se ter um telefone fixo, e hoje todo mundo sabe a situação que se encontra a telefônia no país!

    Portanto meus amigos Plebeus,livre concorrência é melhor para nós!
    Privatização JÁ!

    P.S. A você que montou o Blog quero deixar minhas sinceras congratulações.Você é BOM cara o resto é lerolero.

  23. Mônica Says:

    Você é o CARA!!!!!!!!!!!!!!!

  24. ernesto heredia dias Says:

    ” NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS “

  25. Mineiro Says:

    Menino – me permita tratá-lo asim, pois sou sex agenário – genial a sua idéia, abre um espaço mais descontraído para nossas críticas. Mas vamos aos dados e fatos. Trabalhei, hoje sou aposentado, em uma estatal privatizada, para desespero de muitos sindicalistas (sindicalista sempre é um cara que detesta trabalho, e se desdobra em buscas de uma boquinha). A Petrobras outrora era sua (dos sindicalistas) Meca, hoje nem sei mais o que dizer. Volto depois com outros enfoques, conheço um pouco, mais, já senti na pele o que é uma estatal.

  26. Alberto Roberto Says:

    asEahesuposhe
    Esse blog tem ataques no nível do que os jornalistas estão fazendo, patéticos.

  27. Paola Says:

    Parabéns pelo blog! Quero manifestar minha satisfação porque a unanimidade contra ele que está postando nos comentários é paga com o dinheiro dos nossos impostos! Toda a petezada que pagava dízimo para o partido na época das vacas magras não vai largar o emprego dado depois da vitória do PT, não é mesmo? Continue postando, até que enfim vida inteligente num blog! Abraço.

  28. Georgia Says:

    Cara, se algum dia você já lidou com a assessoria de imprensa de QUALQUER empresa, você saberia que não responder perguntas diretamente, digredir, deixar vago, etc. são práticas normalíssimas (é bom saber disso como estudante de publicidade). Com certeza, nada suspeito.

    E desde quando algum jornalista consegue alguma informação realmente importante através da assesoria? Não há nenhuma informação exclusiva, de díficil acesso no que a Petrobrás publica no blog.

    Os jornais estão fazendo muito alarde sobre isso – podem haver muitos partidários defendendo a Petrobrás sem nem saber do que estão falando, mas que também tem muita gente criticando só por criticar também, você tem que admitir.

  29. Lucas Moreira Says:

    Seu blog é péssimo.
    Suas análises são ridículas e superficiais.
    Suas opiniões, certamente carregadas de ideias preconcebidas sobre como deve ser administrada uma estatal do porte da Petrobrás, se mostram falhas e pessimamente fundamentadas. Além do mais, quem é você, que autoridade você tem para dizer como ela deve ser administrada?
    Essa mania panfletária de chamar a Petrobrás de PTrobrás mostra que você deve ser mais insatisfeito com o Governo do que com a companhia em si. Mas também não esclarece porque. Talvez você nem saiba porque, ou talvez não haja um porquê, e você quer aparecer. Parece estar conseguindo …

    Além do que, assino em baixo do que os outros postaram em seus comentários: utilizar-se do anonimato é um vexame, ridículo, papelão e imoral! Tome vergonha na cara! Diga quem é! Assuma suas opiniões!

    Fico impressionado como tem quem te parebenize por essa coisa ridícula que você batizou de blog. Meus elogios a você, se estedem a todos eles.

  30. ernesto heredia dias Says:

    Conclamo que todos façam parte do boicote:

    ” NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS !”

    • Name Says:

      Grande idéia baianim!!!! Isso… cai fora… você e seus parentes petezeiros… cuidado quando sair… as ferraduras podem estar bambas!!! Axé, baianim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: