A luta continua.

by

Depois de um ótimo feriado, com o inverno antecipado me congelando os pés e minha namorada aquecendo meu coração (hehehehe), volto a ativa aqui. Quero anunciar que vou estar menos presente, pois estou com meu TCC atrasado e entrando em semana de provas na facul. Também passei a colocar moderação prévia nos comentários – ajudado pelo meu avô, velho e atento napolitano, que se dispôs a compartilhar o árduo compromisso.

Isso terá que ser feito porque detectei, infelizmente, comentários contendo links maliciosos (provavelmente intencionais), o que poderia prejudicar alguns leitores incautos e até esse blog, devido à classificação etária do mesmo dentro do wordpress. Mas continua a proposta de não censurar qualquer tipo de conteúdo postado na seção.

Depois dessa rápida explicação sobre minha ausência e da mudança quanto aos comentários, vamos ao tema do dia:

Passado uma semana, formei a opinião de que o Blog da Petrobras nada mais é que uma extensão da assessoria de comunicação e imprensa da direção da companhia. Diferente do que alguns articulistas da própria imprensa levantaram – de que seria uma inovação e uma grande sacada da empresa em benefício do consumidor – ali o internauta só vai encontrar a opinião da direção da empresa. É quase a mesma coisa que visitar seu website institucional. Até aí nada demais, pois no mundo do marketing – e é o mundo que estudo – transparência total é uma escolha delicadíssima, muitas vezes inviável. A Coca-Cola, por exemplo, não iria, para satisfazer a curiosidade legítima de um consumidor, revelar a sua histórica fórmula secreta para mostrar-se transparente. Então esse papinho de inovação e revolução no contato empresa-cliente levantado por alguns em cima do “case” blog Petrobrás é pura fumaça. Lá, queiram ou não, você está em ambiente controlado por uma diretriz.

Tem o fato positivo deles colocarem na íntegra sua comunicação com a imprensa (desde que respeitando o off da apuração), mas pecam na análise que fazem dessa comunicação e também por não postarem, para efeito comparativo, as matérias jornalísticas efetivamente publicadas também na sua íntegra, sem restrição. Mais transparente seria colocar apenas a íntegra dos dois lados, e deixar que os leitores tirassem suas conclusões.

O problema hoje, entretanto, é continuar com o posicionamento político-partidário contido na seção de comentários do blog da nossa querida Petrobras. A moderação lá tem esse infeliz viés. Recebi e pesquisei na blogosfera inúmeras reclamações de gente que foi censurada quando fez críticas, perguntas incômodas ou partiu em defesa dos que lá são publicamente atacados. Já os bajuladores se acotovelam aos montões. E cá para nós, para uma empresa que conta com 1150 funcionários em sua área de comunicação, ficaria até fácil criar artificialmente essa nuvem de opinião positiva.

Mas isso não significa que esteja defendendo que um blog empresarial  abra mão da moderação nos comentários. Muito pelo contrário. No caso da Petrobras o que está faltando é exatamente moderação. Mas moderação equilibrada e transparente, o mínimo que se espera de uma empresa com a excelente reputação construída ao longo desses 56 anos e que prega responsabilidade social, ambiental e institucional.

O comportamento do blog é outro, aprovando mensagens com todo tipo de ataques e linchamentos à imprensa, jornalistas, políticos e demais supostos opositores, não da companhia, mas do partido que controla o governo atual. Isso joga ladeira abaixo toda imagem positiva duramente construída ao longo de meio século.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

134 Respostas to “A luta continua.”

  1. chiste Says:

    A Petrobrás não está sendo atacada, está sendo investigada devido a provas de mau uso do dinheiro da empresa. Uma empresa, que nas palavras do governo é uma empresa do povo brasileiro.

    É lógico que a Petrobrás deve explicações a seus donos, o povo brasileiro.

  2. ernesto heredia dias Says:

    Conclamo que todos façam parte do boicote:

    ” NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS !”

  3. A.Comenta Says:

    Está perfeito seu post. Meu IP foi bloqueado lá no blog da Petroubras. Consegui postar contestando alguns comentários de lá. Mas, a partir de um dado momento, meus comentários já não entravam mais. Devem ter me catalogado como “persona non grata” ao ambiente. É um direito de qualquer blog fazer isso, mas é no mínimo curioso o fato de que um blog da Petrobras bloqueie comentários que são contrários a eles. O que escrevi não continha nada que pudesse escandalizar, sem palavrões e sem ofensas.

  4. Fernando Says:

    “Então esse papinho de inovação e revolução no contato empresa-cliente levantado por alguns em cima do “case” blog Petrobrás é pura fumaça. Lá, queiram ou não, você está em ambiente controlado por uma diretriz.”

    Concordo plenamente.

    Inúmeras empresas e instituições públicas com sites na internet fazem exatamente o mesmo , claro que com o limite do que deve ou não ser público, até por segurança.

    A única “inovação” do blog da Petrobras é a contratação descomunal de assessores e empresas de comunicação com a única finalidade de atacar a imprensa.

  5. Onde há fumaça há fogo! Says:

    As denúncias foram do próprio de Tribunal de Contas. Por quê o governo Lula, o PT e a Petrobras não querem investigar nada? Esclarecer ao público é salutar mas existe o pavor da investigação. Sendo assim, aí tem coisa.

  6. Willam Duarte Says:

    Postos dizem que preço da gasolina não vai cair na bomba
    Publicidade

    A Petrobras anunciou que o preço da gasolina e do diesel será reduzido nas refinarias a partir desta terça-feira. A gasolina terá redução de 4,5% e, o diesel, em 15%. Na bomba, somente o diesel ficará mais barato, enquanto o valor do litro da gasolina ficará praticamente inalterado.

    Isso ocorre porque o governo decidiu elevar os impostos sobre os combustíveis. O Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda o reajuste da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) de R$ 0,05/litro sobre a gasolina e R$ 0,04/litro, no caso do diesel.

    da Folha Online

    • Vidal Says:

      O PT está aí por vontade do povo brasileiro. Lula tem (segura o coração): 85,5 % de aprovação. Isso doi, não? Então sai dessa!
      Vem pra cá Vc também, vem! ACM tentou, porque Vc também não pode?

  7. Willam Duarte Says:

    Estou na Campanha:

    Conclamo que todos façam parte do boicote:
    ” NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS !”

  8. araceli.cipro Says:

    Mas isso nem é novidade. O tiorei lá da veja tambem bloqueou-me, isso, eu sendo assinante da Veja. E o garotinho, que não é muito chegado ao trabalho, pediu arrego. Parece preguiça, eu acho

    • Vidal Says:

      É bom pra não empatar na fila. Detesto fila em posto. Ah, mas acho melhor Vc vender seu carro, porque em qualquer posto que Vc vá estará comprando combustível Petrobras (Não sei se Vc sabe disso?). Todo posto compra livremente combustível da Petrobras , porque é mais barato, certo?

    • Vidal Says:

      Vc esqueceu como Collor foi enxotado do governo até pelos jovens Cara-Pintadas em Brasília e em todas as cidades do Brasil pra vergonha dos que deixaram de votar em Lula, na época.
      Não faz tanto tempo assim. Ou Vc tem muito pouca memória ou sua consciencia está cauterizada. Como terminaram seus comparsas: PC entregue por um garçon brasileiro no exterior e preso pela Interpol;
      Ele e sua namorada assassinados; Zélia sumiu pros States depois do confisco do dinheiro do povo; seu irmão está morto (de vergonha?), Renan,
      o articulador de sua campanha (escandalo dos frigoríficos) continua dando o ombra pra ele subir…
      Não vale a pena nem lembrar… o dinheiro eles nunca entregam de volta, mesmo!

    • ernesto heredia dias Says:

      Ôba! Mais um adepto !!

  9. A MODA PEGA Says:

    Às vésperas do ano eleitoral, a Presidência da República está oferecendo a todos os jornais impressos do país a possibilidade de publicar uma coluna semanal, com respostas a perguntas feitas por leitores ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não há limite de perguntas a serem enviadas, mas apenas três delas serão selecionadas a cada semana pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República para a coluna.

    Os jornais cadastrados terão que publicar as perguntas e respostas na íntegra e em espaço identificado como “O Presidente Responde”. Todos receberão a mesma coluna semanalmente.

    Leia mais em Lula oferece coluna a jornais ( O GLOBO)

    • PRIVATIZAR JÁ!!!! 2 Says:

      Perai, ANDRÉ. Primeiro investigar. Depois punir os responsáveis. Varrer a canalha que pensa ser dona da Estatal. Depois, privatizá-la.

  10. Ricardo Says:

    Quando você vai mostrar a cara?

  11. Velvet Poison Says:

    Não entendo de economia, investimentos, ações, etc. e sempre tive uma dúvida: não é que a maioria das empresas distribui dividendos entre seus acionistas quando operam com lucro? Se a Petrobrás que tem investidores privados mas é também pública, ou seja, nossa, e produz horrores e dá lucros expressivos, porque nunca, nunca, nunca, isso volta em dividendos para nós na forma de, por exemplo, um menor valor da gasolina em postos BR?

    Independente das “explicações” técnicas da empresa para isso, uma coisa é certa: porque não querem.

  12. Raphael Says:

    Imagine, só por um instante, o Brasil sem a Petrobras.

    Imagine o seu carro com gasolina importada (mais cara).
    Imagine a decadência na produção cultural do Brasil (filmes, espetáculos, peças teatrais).
    Imagine quantas refinarias seriam privatizadas, vendidas e entregues, imagine a estagnação no desenvolvimento de tecnologias brasileiras em petróleo e energia.
    Imagine para onde iria o respeito e o prestígio que o Brasil conquistou de 7 anos para cá.

    Melhor não imaginar mais nada.

  13. Ronald Says:

    E ainda lançam o Slogan que o Petróleo é nosso, do povo brasileiro mas mesmo assim, nos impedem que questionamos os rumos que a direção toma, com falcatruas em cima de falcatruas.

    Legal o Blog, vou auxiliar na divulgação.

  14. Roger Says:

    Lula subestima a inteligência da população. E com razão. Ao criar dificuldades para a instalação da CPI da Petrobras, o governo conta com a falta de credibilidade que conseguiu impor à alguns meiosde comunicação. O governo conseguiu criar o mito do posicionamento ideológico da mídia, onde classifica qualquer notícia negativa como perseguição política.Os meios de comunicação caíram na armadilha do disse me disse e pecam ao deixar de informar os fatos com clareza e veemência. É possível inclusive que alguns editores considerem que as informações agora são vistas de modo político-partidário e não como simples informações. Notícias de corrupção envolvendo o governo são encaradas como peças de setores da imprensa para atacaro governo e não como “denúncias de corrupção”. Notícias favoráveis ao governo são vistas pela oposição como matérias fabricadas por setores da imprensa favoráveis ao governo e não como notícias favoráveis ao governo. Ao invés de estimular os valores da imprensa livre a atuante, o governo endossa a deturpação das atribuições dos meios de comunicação, quando seus representantes, inclusive o presidente da república, repudiam qualquer notícia negativa sobre o governo e atacam publicamente os órgão de imprensa. Parte significativa da população assimilou este tipo de interpretação das notícias. Aproveitando-se desta realidade, o governo, inclusive o presidente Lula, se empenha ao máximo em adiar o início dos trabalhos da CPI da Petrobras. Parte da população concordaque a CPI é apenas uma forma de atingir o governo e seus planos eleitorais. Algumas pessoas não se dão conta de que pode mesmo haver muitas irregularidades na estatal e encaram como normal o temor do governo em permitir que a CPI se instale. Na prática,o que o governo tenta impor ao povo brasileiro é aceitar liberar um suspeito de crimeantes que o mesmo seja investigado, ignorando todos as evidências relativas à suspeição.Qualquer pessoa sensata aceitaria propor investigação sobre algo suspeito, mesmo acreditando na possibilidade de não haver nada de incriminador. A investigação éapenas uma forma de eliminar ou comprovar suspeitas. Ocorre que os meios de comunicaçãono Brasil parecem não conseguir colocar estas informações de forma clara para a população. Parece que os jornalistas preferem assimilar as estratégias do jogo político a revelar com clareza as implicações práticas desse tipo de conduta para apopulação e para o bem do país. Explorando esta caracaterística do que se convencionoua informação no páis nos últimos anos, a Petrobras lançou um blog onde acusa os meios de comunicação de atuarem contra o páis ao divulgar “supostas irregularidades na estatal”Na visão dos dirigentes da estatal, qualquer meio de comunicação que divulgue notíciassobre irregularidades na Petrobras está contra o povo brasileiro, num claro estímuloaos seus leitores a duvidar sempre do que é publicado por alguns setores da imprensa.De acordo com esta visão, não é possível que um cidadão critique o governo, sem que sejasimpatizante da oposição e vice-versa. O governo pretende eliminar o conceito de neutralidadebem intencionada. Falou mal, é oposição e pronto. Pior para o jornalismo, pior para o povo, pior para o Brasil.

  15. Marcos Says:

    São 1150 empregados distribuídos em todas as unidades da Petrobras pelo país. A informação de que estão todos lotados num único setor – uma “ociosa redação”, como disse o Globo, é incorreta. Além da comunicação externa, existe uma intensa comunicação interna também.

    • Vixe... Says:

      O Reinaldo Azevedo tem um Blog no Veja Online.

      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

      E além de censurar comentários, não publicou minha questão sobre seu Blog, ser “patrocinado” por um banner da PETROBRAS!!!
      Até ele tira uma casquinha da Petrobras!!!
      “NÃO LEIAM A VEJA!”

      Conclamo que todos façam parte do boicote:

      ” NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SP E O ESTADÃO!”

  16. Ataide Says:

    Não desistamos. Precisamos investigar a gestão petista na Petrobras, mas principalmente temos de providenciar antes das eleições (pelo convencimento, as pessoas inocentes) o quanto o lulismo (comunismo) é perigoso ao país.

    • Vasconcelos Says:

      A Petrobras deu um tremendo “tiro no pé” ao tentar medir força com a imprensa. Nem Lula, que odeia imprensa livre, ousou fazer (prefere gasta centenas de milhões em publicidade para bancar a imagem de governo).

      • Vixe... Says:

        …portanto se você é bem informado, saberá que nem todo posto BR pertence à Petrobras. Você está fazendo campanha contra os donos de postos também?
        Ah, já há algum tempo, os postos Ipiranga pertencem à Petrobras, sabia?

        A luta continua …

        Conclamo que todos façam parte do boicote:

        ” NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SP E O ESTADÃO!”

      • ernesto heredia dias Says:

        Se os donos de postos independentes com bandeira BR Distribuidora sentirem a pressão a consequência será eles aderirem ao combate contra a corrupção na Petrobrás …

        mas eu recomendaria que eles trocassem até de bandeira …

        Os postos da Ipiranga pertencem a Braskem Petroquímica na qual a Petrobrás detem uma razoável participação. Mais efetivo concentrar esforços na BR Distribuidora que é 100% Petrobrás !!!

        Estou respondendo em respeito aos demais participantes, porque tu não és da minha turma ….

      • Vixe... Says:

        Caro Ernesto,

        Os postos Brasken/Petrobras também receberão bandeira BR.

        Tentar levar algum prejuizo financeiro aos donos de posto independentes para convence-los a aderir a sua causa não é uma atitude muito ética.

        E no mais, é inócuo com relação à diretoria e ao conselho da holding.

        Alô-alô turma do Ernesto!!!!

        A adesão é espontânea:

        ”NÃO LEIAM O GLOBO, FOLHA DE SP E O ESTADÃO!”

      • ernesto heredia dias Says:

        O movimento é contra a corrupção na Petrobrás!

        E obviamente esta corrupção só beneficia aos que dela participam.

        Então os donos de postos com bandeira BR que não participam desta corrupção estão sendo prejudicados pelo menos na condição de cidadãos brasileiros, senão na de parceiros comerciais ludibriados …

      • ernesto heredia dias Says:

        Como é agradável um Blog democrático !

        Só por curiosidade Sr Vixe – não tenho visto comentários seus no Blog oficial da Petrobrás.

    • oba oba Says:

      MAS O QUÊ É ISSO?????

      Como assim poderia ser Serra ou FHC que não faria diferença????

      BARBARIDADE!!!!

      Eles são gente de nível superior, o FHC tem uma história, cara. Tem doutorado, sabe escrever, analisar, criticar. Eles pensam.

  17. André Says:

    É impressão minha ou este blog é um clone do blog da Petrobras?
    Apesar da mudança de domínio, mantiveram o nome e copiaram a imagem sem autorização?

  18. Tróia Says:

    Parabéns pela iniciativa do blog livre da Petrobras. Espaço democrático, coisa rara em se tratando de blog oficial.

    • ernesto heredia dias Says:

      Qualquer cidadão bem informado sabe que a BR Distribuidora é SUBSIDIÁRIA da Petrobrás, portanto …

  19. PETRALHOBRAS Says:

    PORQUE RELUNTAM TANTO EM INVESTIGAR A ESTATAL? PORQUE ESTÁ MINADA DE PETISTAS??? SERIA A PETROBRAS UM MENSALÃO ELEVADO À MILÉSIMA POTÊNCIA!

    • LULIL DE PETEZONA Says:

      “Ou Vc tem muito pouca memória ou sua consciencia está cauterizada”.

      Memória recente:

      1. Collor faz parte da base aliada de Lulla, esqueceu de mencionar no seu comentário.
      2. E os mais de 132 escândalos envolvendo Lula, a família, o governo; os ministérios, os assessores, o partido e amigos, também, esqueceu de mencionar no seu comentário.
      3. Memória fraca heinnn!!! Recomendo tomar LULIL DE PETEZONA

  20. COLLOR 2010 - VICE - KATIA ABREU Says:

    Já faz uma semana que não para em um posto PTROUBRAS nem mesmo para calibrar o pneu.

    • Fernando Says:

      Eu sou acionista da empresa, fui iludido para colocar 50% do meu FGTS, e vejo cada absurdo, jogaram o nosso patrimônio fora lá na Bolívia do Indio, patrocinam tudo que é de interesse do PT, gastam sem controle milhões em publicidade, depois do que eles fizeram no mensalão, que moral eles tem para achar que a palavra do pateta o tal do gabrielle, pode ser por nós aceita. O PT e o PMDB deveriam tomar vergonha na cara e instalar a CPI sem nenhuma objeção pois quem não deve não teme, muito pelo contrário permite a investigação. Ou então, temem as investigações e pelo barulho não é coisa pouca.

      • Vidal Says:

        O PT é um partido pequeno e não pode governar sozinho, por isso mesmo. Queira ou não tem que fazer alianças. Até com ACM teve que fazer um dia.
        Collor admitiu o erro pedindo pra sair do governo mas não escapou do impeatchman. Lula não fez uma coisa nem passou por outra.
        Eu falei de perseguilção inernacional e até de mortes, assassinatos.
        Vc acha que o PT governaria se os lobos de Brasília não comecem um pouquinho? Pois que comam, que se aliem, mas deixem o país ser governado pela primeira vez na história (ou seja segunda, 2° mandato)..
        Agora Vcs vão conhecer Dilma e Dirceu tá voltando também.
        Arrependei-vos…Arrependei-vos (Amadeus o filme, lembram?)
        Deus deu a divina arte ao baixinho que não era nobre nem “santo”.

    • ernesto heredia dias Says:

      Uma das agencias que faz a publicidade da Petrobrás não é daquele cara que gosta de rinha-de-galo, que tem umas contas no exterior abastecida com uma grana inexplicável, e que continua fornecedor da Petrobrás porque se tirarem ele do esquema já prometeu: “Eu vou abrir o bico!”

      Ah! Ele também faz a publicidade das campanhas políticas de um certo partido, que não me lembro bem qual é !

  21. André Says:

    PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!!!

    Ô Garoto do BLOG, faça ai com suas palavras uma explanação sobre os benefícios que uma eventual privatização da Petrobras poderia trazer a todos nós brasileiros que gostaria de ver este País avançar.

    Somente para os incautos(aqueles que batem no peito e diz a Petrobras é nossa). É de assustar tamanha ignorância.

  22. humberto sisley Says:

    O PT joga ladeira abaixo qualquer reputação, instituição ou nome na face da terra

  23. Vidal Says:

    Não colocamos xingamentos no blog da Petrobras. Vc está confundindo os blogs. Neste seu blog é que somos mais enfáticos simplesmente por este se tratar de um deboche, que não engana ninguém: ” No feriadão estava com frio e com a namorada e não pude escrever. Vou recomeçar agora, dia útil.”. Ah,Ah,Ah,Ah, Ah… Me engana que eu gosto…

  24. Fatos & Dados Says:

    Cadê os DADOS? Os contratos sem licitação da Petrobras não estão no aclamado \”fatos e dados\”. Ora, onde estão os \”fatos e dados\” dos contratos milionários com figurões do PT feito pela Petrobras, sem licitação? Cadê a transparência? Fora os doláres na cueca, o PT ainda é o maior partido devedor do país. O caso Petrobras só reforça os FATOS, o governo do PT se amotina em estatais poderosas para financiar seus aliados e \”companheiros\”, para se manter no poder, sem qualquer lastro de moralidade.

  25. \"Deu a Loca na Petrobras?\" Says:

    A estratégia da comunicação da petrobrás em criar um blog com respostas as denúncias foi uma tentativa de desmoralizar a criação da CPI, e resolveram atacar a imprensa (pra dar IBOPE) que publica as informações e denúncias do Tribunal de Contas, MP, etc. Quebraram a cara, bastou a imprensa e leitores apertar só um pouquinho e a estatal recuou:

    \”Erro admitido\”
    Não há muito o que dizer. O recuo da estatal, que decidiu não divulgar no blog a correspondência com jornalistas antes da publicação das reportagens, reforça os argumentos da coluna. Toda a história pegou muito mal para a Petrobras, mas ainda bem que ela reconheceu a burrice e a falta de ética\”.

    (Kennedy Alencar, colunista da Folha, em \”Deu a Loca na Petrobras?\”)

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/kennedyalencar/ult511u578733.shtml

  26. Rui Ventura Says:

    Bem Amigo, que esse blog da Petrobrás é um engodo, isso todos sabemos, eu vi quando saiu, li dois ou três dias algumas matérias e percebi na hora do que se tratava, não é coisa com que se perca tempo, mas, na verdade o blog foi criado, para justificar os 540.000,00 (reais) que a petrobrás desembolsou, sabe-se lá para quem, a título de assessoria de imprensa. Só que eles dizem ter pago para a “CBN” se não me engano que é uma empresa de comunicação com vários veículos, bons profissionais e pasmem, 10 funcionários a menos que a assessoria de iprensa da Petrobrás. Ou Seja, o blog foi Criado para desaparecerem com mais uns troquinhos para algum “amigo” necessitado, esta é a verdade o resto são mascaras.

  27. DIVULGAÇÃO NA REDE Says:

    Está na rede o anti-blog da Petrobras. O Blog Livre da Petrobras. Bombando!!!
    Enquanto o oficial, segundo eles, foi criado e mantido por uma EMPRESA DE COMUNICAÇÃO, o Blog Livre foi criado e mantido por uma só pessoa, um jovem estudante, e sem nenhum custo.

    Vale a pena visitar e conhecer a paródia daquele (blog) que tentou medir forças com a imprensa.

    http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/

    Últimas postagens

    * A luta continua.
    * Blog da Petrobras: Transparência nebulosa II
    * O verde foi dar uma volta, por isso amarelou.
    * Eu não sei achar petróleo. A Petrobras sabe blogar?
    * Petrobras X Informação
    * Blog oficial já virou posto do INSS – Você entra com as perguntas, senta e espera, espera, espera…
    * Comemoração com um texto longo
    * Versinhos de cartilha primária para o Gabi entender
    * Alguns esclarecimentos a respeito desse blog:
    * A maioria diz: “ó o auê aí ó!”
    * Sobre a chuva de comentários me atacando
    * O blog da Petrobras e seus comentaristas
    * Transparência Nebulosa
    * Petrobras, de olho na imprensa, não no combustível

    • Daniel Says:

      Acho prudente deixar a CPI da Petrobras pra depois das festas de S.João, afinal é preciso proteger, de qualquer influência, as ingênuas quadrilhas juninas..

  28. Gilda Says:

    Se os 1150 profissionais comunicadores são formados e passaram em um concurso público, como disseram aí, pagos pelo dinheiro público, mais um motivo para não estarem a serviço de interesses privados ou partidárips. Ou seja, do blog da Petrobras.

    • Lucia Ferreira Says:

      Entre denúncias e investigações, a Petrobras – considerada a coroa da rainha, é alvo de 4 instituições fiscalizadoras. Nada mais coerente que surja uma CPI no senado pra acelerar as investigações e dar visibilidade em tempo real a opinião pública.

  29. Pedro RS Says:

    Acompanho este blog diariamente. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, coragem e criatividade!!

  30. Dayse Says:

    Soube que a CPI será instalada só depois das festas juninas e que terá 180 dias para apurar. Minha pergunta é: Será que dará tempo para realizar seus trabalhos, com toda esta relação (preliminar) de denúncias?

    – Indícios de fraudes nas licitações para reforma de plataformas de exploração de petróleo apontados pela operação “Águas Profundas” da Polícia Federal;
    – Graves irregularidades nos contratos de construção de plataformas, apontados pelo Tribunal de Contas da União;
    – Indícios de superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, apontados por relatório do Tribunal de Contas da União;
    – Denúncias de desvios de dinheiro dos royalties do petróleo, apontados pela operação “Royalties”, da Polícia Federal;
    – Denúncias de fraudes do Ministério Público Federal envolvendo pagamentos, acordos e indenizações feitos pela ANP a usineiros;
    – Denúncias de uso de artifícios contábeis que resultaram em redução do recolhimento de impostos e contribuições no valor de R$ 4,3 bilhões;
    – Denúncias de irregularidades no uso de verbas de patrocínio da estatal.

  31. Dayse Says:

    Sugiro a leitura dos artigos:

    1. Claudio W. Abramo: “Dinheiro demais sem licitação”

    http://colunistas.ig.com.br/claudioabramo/2009/05/13/petrobras-dinheiro-demais-sem-licitacao/

    2. Claudio W. Abramo: “Dinheiro demais sem concorrência – Parte 2”

    http://colunistas.ig.com.br/claudioabramo/2009/05/14/petrobras-dinheiro-demais-sem-concorrencia-parte-2/

  32. Sergio Says:

    http://hariprado.wordpress.com/2009/06/13/a-sovietizacao-da-midia-blog-da-petrobras-e-so-o-primeiro-passo/

  33. ernesto heredia dias Says:

    Conclamo que todos façam parte do boicote:

    ”NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS !”

  34. V[ítor Bonini Says:

    Antes de mais nada , parabéns pela iniciativa do site . Tanto o conteudo como os comentários são uma demonstração cabal de que ainda há cidadania cosnciente neste país , apesar de todos os esforços para demoniozar estes tipos e iniciativa .
    Aproveito este espaço para expor algunas dados interessantes , retirados do prórprio site da Petrobras , sobre os números de exploração marítima de petróleo .
    Como é sabido , a cada ano há uma evolução na quantidade de barris explorados ou retirados nas plataformas marítimas . Estes aumentos de produção se devem tanto a descoberta e inicio de exploração de novos poços , como da melhoria em outros já em exploração . Muito bem , apresento a seguir alguns números que , no mínimo , nos levam a pensar e a cobrar algumas explicações da estatal .
    Em primeiro lugar , se formos analisar o aumento da produção ano a ano nas plataformas marítimas ( e só encotrei dados a partir de 1998) , percebemos que , de 1998 a 2002 , a média de aumento na extração , foi de 10,5% . J´ao analisarmos esta mesma média de 2003 a Maio de 2009 , chegamos a um aumento médio de 4,1% . Interessante não ?
    Outro dado que nos faz pensar , é o di aumento dos custos de extração , em US$/barril , para a exploração com participação do governo , ou seja , da Petrobras . Do primeiro trimestre de 1999 ao quarto trimestre de 2002 , o aumento foi de 61% . Pois bem , do primeiro trimestre de 2003 ao quarto trimestre de 2008 , o aumento foi de 115% . Importante frisar so dados passados anteriormente sobre os aumentos de produção . A comparação dos aumentos de produção com os aumentos dos custos também não deixam de ser interessantes , bem como se levarmos em conta que nos anos de 1999 a 2002 , o maior pico de custos foi de US$ 7,40/barril , ao passo que o maior pico entre os anos de 2003 a 2008 , foi de US$ 31,08/barril .
    Os dados estão disponíveis no site da Petrobras , na seção de Relações com o investidor , Destaques Operacionais , Exploração e Produção.

  35. Funkeira Says:

    Pela primeira vez, um Presidente da República vai aparecer nas páginas da “Playboy”. A edição especial da revista, que chega às bancas sexta-feira, com Valesca Popozuda na capa, promete causar polêmica. Numa das imagens, a funkeira, nua e de quatro, aparece admirando uma foto de Lula.

    “Todos os pedreiros que trabalhavam em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pararam pra acompanhar meu ensaio. Se houver algum atraso nos prazos, eu sou diretamente responsável!”, ri a Popozuda.

    A notícia sobre a foto de Lula nas páginas da “Playboy”, entretanto, pegou o Palácio do Planalto de surpresa. Ninguém na Secretaria de Comunicação da Presidência, em Brasília, fala sobre o assunto, mas sabe-se que a revista não pediu nenhuma autorização para usar a imagem de Lula no ensaio da funkeira”.

    http://extra.globo.com/lazer/retratosdavida/posts/2009/06/17/lula-nao-sabia-da-homenagem-de-valesca-na-playboy-196167.asp

    • Fernando Says:

      Se não publicaram na certa não querem que este tipo de questionamento venha a público. Simples assim.

    • Maria Says:

      Dou outro exemplo a PTobras. “Se um Caetano precisa de Lei Rouanet (dinheiro dos cofres públicos) , os outros artistas precisam de muleta ….”

    • Ex-petista Says:

      Tróia, qualquer resposta você encontrará na CPI das ONGs, que é outra CPI que o Governo, a Petrobras e toda tropa de choque petralha correm, como o diabo corre da cruz.

  36. Tróia Says:

    CENSURADA NO BLOG DA PETROBRAS – Fiz um comentário no post “Licitações não se aplicam a patrocínios”, onde deram como exemplo o conceituado Museu da Língua Portuguesa, com o patrocinio dado (via Lei Rouanet) de 6 milhões de reais, concebido pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a Fundação Roberto Marinho.
    Observem se o meu comentário foi ofensivo ao “transparente” blog da Estatal, já que publicaram outros e o meu não:

    Tróia Disse: O seu comentário está aguardando moderação.
    Junho 17, 2009 às 6:05 pm | Responder

    “Licitações não se aplicam a patrocínios”

    Pergunto:

    1. Se a Petrobras repassa para uma Fundação, Prefeitura, ONG, ou produtor cultural patrocínio de milhões (via recursos públicos) e estes, para realização de seus eventos ou projetos, contratam empresas de consultoria, serviços, etc, SEM LICITAÇÃO é legal?

    2. Quais os critérios e logística da Petrobras para controle da aplicação financeira dos milhões, acompanhamento da execução e avaliação do produto final, patrocinado pela Estatal via patrocínio público?

    Resposta: Com a palavra a Empresa de Comunicação do blog da Petrobras

  37. A LUTA CONTINUA Says:

    Conclamo que todos façam parte do boicote:

    ”NÃO ABASTEÇAM NOS POSTOS DA PETROBRÁS !”

  38. ONG FAJUTA Says:

    Quero saber da história da Petrobras repassar verbas para Ongs fajuta!

    -Será que agora se pode começar a invesitgar com seriedade?
    Que comece a CPI, pois logo de cara o pessoal vai ter que explicar por que repassa verbas para uma ONG que tem inúmeras denúncias de desvios de verbas.

    A tal ONG, cuja sede é uma casa branca normal com um carro da CUT na garagem, contrata empresas de promoção de shows, para fazerem forrós e festas juninas! Entre outras coisas também!

    E a mãozinha do Delúbio Soares, conhecido como “tesoureiro do mensalão petista”, parece que também está neste caso estranho.

    A ONG, dirigida por Aldenira da Conceição Sena, que é vice presidente do PT baiano, recebeu R$ 1,4 milhão para a realização das festas no Interior do Estado.

    Segundo a Folha, Aldenira é funcionária do gabinete do deputado estadual Paulo Rangel (PT). O parlamentar foi autor de um projeto que deu à entidade, o título de utilidade pública, o que permite que a ONG possa receber doações do Imposto de Renda. Aldenira também é liga à CUT.

    Segundo o jornal, a entidade atua como intermediária no repasse de verbas à prefeituras. Aldenira disse ao jornal que a ONG repassa dinheiro às empresas que financiam as festas. Ele disse à Folha que está “em processo de afastamento” da entidade.

  39. Fran Says:

    E por falar em torrar o dinheiro do contribuinte com comunicação alguém tem notícias da TV LULA?

  40. No Sal Says:

    Há três bancadas em ação na CPI da Petrobras: a do governo, a da oposição e a de Renan Calheiros (PMDB-AL). Esse último só quer levar vantagem na briga do Planalto para tentar frear as investigações envolvendo a estatal. Lula já mandou sinais de que desaprova as ações do alagoano, mas sabe que não tem muita escolha se quiser blindar a Petrobras em uma investigação em seus contratos.
    Lula apelou a José Sarney na tentativa de congelar o ímpeto de Calheiros, mas pouco adiantou. Tanto que ontem o líder do governo, Romero Jucá, admitia que a presidência e a relatoria da CPI serão indicações de Calheiros. Mais do que ficar refém do aliado, o que aflige o governo é ter de expor as vísceras dos repasses turbinados que elevam custos das obras e o descontrole dos patrocínios culturais e esportivos bancados pela estatal.
    Ontem, o governo praticamente manietou a oposição ao anunciar um boicote à CPI da Petrobras e também à das ONGs. Mas isso não deve durar por muito tempo. É certo que a investigação não irá prosperar por conta da maioria do governo na CPI, mas incomoda demais a exposição da Petrobras na mídia. Daí surgiu o desastrado antídoto da estatal em criar um blog para desmentir matérias jornalísticas. É mais um sinal de que a Petrobras não convive bem com a transparência. Para quem precisa conquistar a confiança de investidores estrangeiros a fim de desenvolver o pré-sal, não pode haver maior constrangimento.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/

    • ernesto heredia dias Says:

      Este recurso contumaz de apelar para as falcatruas alheias para defender as suas próprias não me é estranho …

  41. André Mendes Says:

    Ao autor deste blog,

    Já que vc prefere manter-se no anonimato, vamos chamá-lo de “Mus musculus”,

    Não se preocupe mais com TCC ou provas da faculdade. O STF acaba de julgar que para ser jornalista de veículos como Folha, Globo e Estado vc não precisa mais ser diplomado pela faculdade de comunicação.

    Até que enfim uma decisão coerente destes magistrados, possivelmente tomada diante dos “fartos atributos técnicos, morais e éticos” destes veículos.

    André

  42. VASCONCELOS Says:

    ALERTA!!!

    Não tentem mais comentar no Blog da “Petrobras”, por maior que seja a sua indignação, porque além do seu comentário não ser publicado, literalmente barrado, serve de mote pra eles produzirem novos comentários. Não é incrível isso? Pois é. Por essas e outras o blog “grande idéia da Petrobras” está fadado minguar, já está as moscas.

  43. pterodáctilos do jornalismo II Says:

    Uma derrota dos pterodáctilos do jornalismo

    O STF está de parabéns. Restaram a Fenaj e a ABI na luta pela obrigatoriedade do diploma. Eis, de fato, duas defensoras da profissão!!! Quando a Petrobras, há dias, resolveu afrontar o bom senso e o decoro e vazar questões enviadas por jornalistas antes da publicação das reportagens, a primeira se calou e ainda fez praça de um plano de previdência privada com a Petros — da Petrobras. A outra não apenas se calou sobre a agressão à profissão como engrossou uma manifestação pública contra a CPI, que é uma prerrogativa constitucional do Congresso. Com o patrocínio publicitário da… Petrobras.

    Não espanta que defendam a obrigatoriedade do diploma. Essa gente descobriu as delícias do jornalismo cartorial.

    • LULIL DE PETEZONA Says:

      Vidal, como é bom opinar o contraditório em um blog que não bloqueia, não censura, não deleta teus comentários, né?

    • ernesto heredia dias Says:

      He! He! He! Ora Senhor Vidal, eu não citei o NOMES de publicitários nem de partidos mas se o “chapéu” é o seu modelo e está lhe servindo bem …

  44. Twitter Says:

    Quem são as ‘estrelas’ políticas da rede

    O governador de São Paulo, José Serra, foi o primeiro dos possíveis candidatos ao Palácio do Planalto a aderir ao Twitter – a rede de pequenas mensagens, cujos textos não podem exceder 140 caracteres. O perfil foi criado em 18 de maio e já tem mais de 8.000 seguidores. Segundo previsões do Twittercounter, ferramenta que estabelece o ranking dos perfis mais lidos no Twitter, Serra deverá ultrapassar os 38.000 seguidores em 30 dias.

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/eleicao-2010-internet-politica-rede-477466.shtml

  45. Pedro Says:

    Mais que desmoralização para o blog da Petrobrás!! O “menino” do anti-blog derruba o blogão. hehehe

  46. CPI da Petrobras Says:

    Eu pedi a CPI da Petrobras. Ela saiu. E saiu, em parte, porque denunciei o acobertamento de um relatório da PF sobre um esquema de fraudes da ANP, envolvendo Victor Martins. O relatório tem outros nomes e outros fatos que precisam ser investigados. Se os membros da CPI quiserem, mando-o imediatamente. Alguém quer?

    http://veja.abril.com.br/idade/podcasts/mainardi/

  47. Denilson Says:

    já que não se pode criticar lá, criticamos por aqui

    sugestão: coloca os assuntos na ordem em que aparecem lá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: