De cara nova e alma velha

by
blog da petrobras: O antigo e o novo

blog da petrobras: O antigo e o novo

A Petrobras finalmente profissionalizou seu blog, colocando-o em domínio próprio, registrado no Brasil. O novo endereço (www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/) é oficialmente responsabilidade da Petróleo Brasileiro S/A e pode ser consultado na página do CGI-Br. O endereço anterior, bem, aquele poderia virar propriedade até do Francenildo.

Eu não sou contra o uso de ferramentas abertas, como o WordPress, para fins corporativos, mas o domínio tem que ter um dono transparente, cristalino, ainda mais se tratando de empresa de economia mista, alvo de investigações sobre aparelhamento de partidos e grupos políticos.

Esse assunto foi tratado aqui em alguns posts, porém de maneira superficial. O mais importante, talvez, seria lembrar que o blog da Petrobras estava totalmente aparelhado por comentaristas partidários do atual governo, e quem postasse comentários discordantes desses estava sendo sistematicamente censurado. Isso levantou dúvidas se a empresa realmente tinha total conhecimento sobre o que se praticava no blog, e se teria, caso precisasse, condições de futuramente levantar todos esses dados em arquivo para averiguar possíveis falhas de procedimento, inclusive com punições.

Estando o blog fora do país, a busca desses dados, caso não houvesse back-ups em território nacional, obedeceria a critérios de terceiros, tendo ainda a dificuldade adicional de acatar legislação diferente da brasileira. Não me refiro ao conteúdo público, pois esse está a um clique de ser copiado e verificado, mas dos dados gerais que um website armazena a cada visita de um internauta. Ips, nomes, e-mails, URLs, além de todo o conteúdo rejeitado é material gerado e arquivado em algum lugar. Do jeito que estava, abriria até a possibilidade de alegar que o blog estava em nome do João, e que o João, hã… hum… sumiu com os dados! Hehehehe.

Agora, com o blog utilizando domínio próprio e brasileiro, ao menos temos o nome Petrobras oficialmente responsabilizado pelo conteúdo do mesmo. Espero que exista também uma política bem clara sobre o armazenamento de todos os dados ali gerados. A maneira correta, no meu entendimento, de fazer algo do gênero.

Enfim, disso tudo tiramos algumas conclusões: Como mudaram, é sinal que as broncas da blogosfera surtiram efeito. Como precisaram mudar, e em tão pouco tempo, é sinal que foi feito às pressas, sem planejamento. Vamos continuar questionando, entretanto, a censura que parece ainda vigorar por aquelas bandas.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

30 Respostas to “De cara nova e alma velha”

  1. Daniel Says:

    Não sei se foi feito às pressas. Talvez o outro, no WordPress, tenha sido editado às pressas, para publicar rapidamente as respostas à imprenssa. Enquanto isso, organizavam esse com domínio próprio.

  2. humberto sisley Says:

    mas mesmo assim deve ter mutreta no meio….

  3. Blog delles Says:

    Para quem crava a imagem da maior Empresa do Brasil, das Américas, do mundo, do planeta; da competência, da competetividade, etc e tal, foram… “jaz” amadores.

  4. paivex Says:

    A FORMIGA E O GAFANHOTO
    Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol.
    Construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

    O gafanhoto viu aquilo e
    pensou:
    -Que idiota!
    E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando. Assim passou todo verão…
    Ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada,o gafanhoto, que não tinha abrigo nem comida, morreu de fome.
    MORAL DA ESTÓRIA :
    Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.

    VERSÂO BRASILEIRA
    Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, no sol escaldante de verão, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
    O gafanhoto pensou:
    -Que idiota!
    E passou o verão dando gargalhadas, cantando, bebendo cachaça , fumando um baseado e reclamando da politica, e dançando como nunca.
    Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações!
    – Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome ?
    Todos da imprensa compareceram à entrevista
    (SBT, BAND, ZERO HORA,JORNAL DO BRASIL, ESTADÃO, REDE GLOBO, CBN e outros)
    Tiraram muitas fotos do gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição!
    As imagens dramáticas na televisão, mostraram um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho, debaixo de uma barraca plástico preto…
    E, mais adiante, mostraram a formiga, em sua toca confortável, com uma mesa farta e variada!
    O canalha do repórter (nome por sua conta) apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante!
    O povo brasileiro fica perplexo e chocado com o contraste!
    A BBC de Londres, manda ao Brasil, uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa!
    A CBS, nos EUA, interrompe uma entrevista coletiva sobre as ações no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros…
    A notícia recebe apoio imediato do PT, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo Lula…
    E, cogita uma Emenda Constitucional, que se aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promoverem a integração social dos gafanhotos.
    A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições que foram apurados retroativamente, pede falência!
    A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.
    O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais, suspeitando que as formigas tenham desviado recursos
    do FF5( folhas frescas nº 5 do Banco Central )e suspeitas de lavar folhas.
    O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa!
    A formiga, pede ajuda da polícia e esta informa que não dispõe de efetivo para atender ocorrências desta natureza, e, que também por orientação do Secretário de Segurança que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não pode atuar.
    A formiga entra na justiça para obter a reintegração da toca, mas,o pedido é negado! O juiz invocou um novo ramo do direito, “O ECONÔMICO“, e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca!
    O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto…
    O Ministério da Justiça examinando exemplares do Jornal Última Hora, descobriu que o gafanhoto foi preso no passado, por promover algumas greves, assaltos e seqüestros (crimes políticos)…
    e conseguiu sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito à indenização federal e pensão vitalícia!
    Nesse meio tempo e criada uma reserva gigantesca na Armazonia (ARMAZONIA MESMO) a grande floresta das armações, que era povoada por muitas tribos CANIBAIS, que comiam recursos publico e desviavam para paraiso finmanceiros , conhecido por (bolso) e ssas tribos se chamavam ONG ANERE INTERNAZIONALE , financiadas por psicopatas pseudo ecologicos………..
    Agora, começa novamente o verão, as formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam…
    MORAL?
    Você decide!

  5. Duda Says:

    O conteúdo ideológico continua o mesmo?. Ah! Tá! Não tem tecnologia que mude. CPI nelles!!!

  6. Aloprados Gate Says:

    Confirmado. A Censura continua a vigorar por aquelas bandas.

  7. off-topic Says:

    DIFERENTE DO CURRÍCULO DA DILMA ROUSSEF, CONSELHEIRA DA PETROBRAS, ESSE NÃO É FALSO

    Sugiro a leitura do artigo “Pós-real”, do Fernando Henrique Cardoso, Sociólogo, Professor doutor, com diplomas verdadeiros; lecionou em Universidade da França, Sorbonne, e co-Presidente do Inter-American Dialogue. É também Membro dos Conselhos Consultivos do Institute for Advanced Study , de Princeton, e da Fundação Rockefeller, em Nova Iorque, além de professor na Universidade de Brown, em Providence, e detentor da cátedra “Cultures of the South”, na Biblioteca do Congresso, em Washington D.C. Recentemente presidiu o Painel de Personalidades Ilustres das Nações Unidas sobre a relação entre essa Organização e a sociedade civil e coordenou o grupo de trabalho responsável pela revisão do sistema das Cúpulas Ibero-Americanas.

  8. Daniel Butzke Says:

    a mutreta continua a mesma…

    Justiça condena Petrobras a pagar R$ 30 mi e substituir terceirizados; empresa recorrerá

    A Petrobras foi condenada a pagar R$ 30 milhões ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e a realizar concurso público para substituir trabalhadores terceirizados irregulares. A decisão é da 69ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, que atendeu pedido apresentado pela Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (Ministério Público do Trabalho). A assesoria de imprensa da empresa diz que a Petrobras já foi notificada e pretende recorrer da decisão. (08/07/2009 – 13h29 – Atualizada às 13h49)

    http://noticias.uol.com.br/empregos/ultnot/2009/07/08/ult6957u859.jhtm

  9. Furo Says:

    Aquilo que foi denominado pela ‘ imprensa-cumpanheira’ de “uma inovação extraordinária” não passava de um blog mantido fora do domínio da Petrobras, ou seja “não-oficial”.

  10. Fabiana Says:

    Cada vez me “convenço” mais… a petralha do Blog da Petralhobras está inaugurando uma “nova era da informação” .

    Mãe, Pai, Socorro!! Polícia!!!

  11. DUCARIBBE Says:

    Meus caros amigos

    Vejam como as coisas funcionam na PeTrobras:

    PETROBRAS 2.0: FUNCIONÁRIOS DA ESTATAL USAM COMENTÁRIOS DO BLOG PARA OFENSAS PESSOAIS, CAMPANHAS PARTIDÁRIAS…

    Onde:
    http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2009/07/08/petrobras_2_0_funcionarios_da_estatal_us/

    VALE A PENA LER E VOLTAR PRA COMENTAR POR AQUI

  12. Abissal Says:

    Lula é uma vergonha e nos envergonha sempre perante as nações. Observe como elle está preocupado com a Agenda…

    “Lula distribui camisas da seleção brasileira em reunião com países emergentes”

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou uma reunião com líderes de outros países emergentes nesta quarta-feira, na Itália, para distribuir camisas da seleção brasileira e se vangloriar da vitória do Brasil na Copa das Confederações, realizada no mês passado na África do Sul.

    Além de fazer turismo as nossas custas, claro…

  13. Farra do Boi Says:

    Gastos da Presidência com cartão corporativo dobram e somam R$ 3,787 mi no 1º semestre. Do total de saques com cartão registrados no Siafi no primeiro semestre deste ano, 99% não têm identificação do responsável.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u592324.shtml

  14. Petezona Says:

    Veja com os próprios olhos o quanto o jornalismo delles é “ISENTO”…

    “Gabrielli: blog da Petrobrás é para informar sem deturpaçãoGabrielli”

    Leia também:

    Gabrielli, Dilma: o governo Lula resolveu enfrentar o PiG (*)
    Gabrielli: PiG (*) fabrica denúncias contra a Petrobrás
    Petrobrás não muda: divulga as perguntas do PiG (*) e enfrenta o PiG
    Blog da Petrobrás: queremos um blog do PiG (*). Transparência neles !
    Petrobrás dá ao PiG (*) o que o PiG merece
    Não dê entrevista ao PiG (*): fale no blog. Blog da Petrobrás é o pré-sal da liberdade de expressão no Brasil
    Serra vai desmontar a Petrobrás “osso por osso”
    Petrobrás não é Lula e enfrenta o PiG (*)
    Leandro: Blog da Petrobrás é o anti-editorial do PiG (*)

    Fonte: (Posts publicados no blog do PHA, o jornalista mais “ISENTO” da imprensa brasileira… Oops… tadinho do Nassif!!!)

    Só falta um jantar entre todos e alegremente, regados a champagne e charutos e declararem em uníssima voz.. PEGAMOS VOCÊS!!!!!

  15. [alma velha] Says:

    Petistas manobram, mais uma vez, para não instalar a CPI da Petrobras: A ameaça da oposição de recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para garantir a instalação da CPI da Petrobras fez o PMDB partir para o ataque e pressionar o PT pelo início dos trabalhos da comissão. Após uma consulta informal ao STF sobre o caso, os peemedebistas avaliam que o desgaste para o governo pode ser maior.

  16. Águia Says:

    “Gerente da Petrobras ganhou terreno da Prefeitura de Jales, em São Paulo”

    A prefeitura de Jales, a 590 quilômetros de São Paulo, doou para a Implalife Indústria de Produtos Odontológicos, que tem entre seus sócios o gerente de Recursos Humanos da Petrobras, Diego Hernandes, um terreno de 6,4 mil metros quadrados para a construção de uma fábrica. É o que mostra reportagem de Chico Otavio e Tatiana Farah na edição desta terça-feira em O GLOBO. Jales, administrada pelo PT, é a segunda no ranking de cidades brasileiras beneficiadas por repasses da Petrobras ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/07/06/gerente-da-petrobras-ganhou-terreno-da-prefeitura-de-jales-em-sao-paulo-756686344.asp

    Gente!!!!! O dinheiro da Petrobras está indo para o PT como se fosse um imenso gasoduto. Podemos dizer que é um dinheiro duto.

  17. Haja blog pra responder! Says:

    Fundação de Sarney dá verba da Petrobrás a empresas fantasmas: Prestadoras de serviço com endereço fictício ficaram com R$ 500 mil de R$ 1,3 milhão destinado a projeto.

    A Fundação José Sarney – entidade privada instituída pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para manter um museu com o acervo do período em que foi presidente da República – desviou para empresas fantasmas e outras da família do próprio senador dinheiro da Petrobrás repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel. (Estadão)

    A situação é ainda pior

    Em Foz do Iguaçu, cerca de 14.000 bolsa familias são distribuídas, em um cálculo simples chegamos a conclusão que tal medida beneficia cerca de 70.000 pessoas, ou seja, 1/5 da populaçao total da cidade. Me digam qual a possibilidade de tirar o barbudo do poder com tanta gente mamando na teta e recebendo esmola oficial?? fico imaginando os grandes centros, são milhões e milhões de eleitores….. não será fácil…. Estamos fadados a sustentar esse povo e os bandidos mor no poder indefinidamente??? Rodrigo

    • Fabiana Says:

      Quanto tempo leva uma empresa para ter um domínio próprio?

    • Fora Pêtêobras Says:

      Daniel disse… “Talvez o outro, no WordPress, tenha sido editado às pressas, para publicar rapidamente as respostas à imprenssa”.

      Porque, então, não se utilizaram do próprio site (OFICIAL) da Estatal?

    • Abissal Says:

      Na verdade, eles chutaram pra ver no que dava…Se desse errado a Petrobras diria que o blog não era oficial, que não era com ela…blá,blá, blá… Como foram incensados pela própria imprensa (eu não teria dado a menor importância) Aí, criaram um fato político (maior marketing) mas que, felizmente , ao fim e ao cabo, deram com a cara na parede. Tá lá as moscas… Com ou sem domínio.

  18. juca bala Says:

    Alô minha gente!

    Sarney – o larápio-mor do senado federal, protegido e apoiado por Lula, recebeu e DESVIOU verbas da Petrobrás para projetos culturais da fundação “sarney”!!!

    mas que decadência !

  19. LULA Says:

    Cumpanhêros,

    Eu tô aqui… no Brog da Petrobras, prá agradecê aos cumpanhêro do sindicato dos jornalista… E pra agradecê… à esses jornal tudo aí… que me barbariza. Pela oportunidade de puder trabalhar aí… nesses jornal, sem ter diproma!!

    Como eu só vô voltá em 2014… vô aproveitá pra mostrá como é que faz brog…que faz revista…que faz jornal…que faz tuía!!!

    Purque cumpanhêro, nunca antes na história desse País … se viu uma imprensa tão ordinária… que ela própria apoiô a disqualificação do diproma!!!

    Esse Brog é do Bom! Tem notícia… tem fofoca… tem jornalismo, tudo sem diproma, que nem eu!!

    Alô-alô DILMA! Não precisa mentir no currículo! É só botá que é JORNALISTA, dá no mermo.

    Muito Obrigado!

  20. Petroboys eletrônicos « Blog livre da Petrobras – Dados e Fatos Says:

    […] By petrobrasdadosefatos Através de um link postado em um dos comentários do post “De cara nova e alma velha” cheguei ao blog Imprensa Marrom, do Gravatai Merengue. O assunto abordado no link é o caso de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: