Esperança

by

A reviravolta no caso Sarney, onde o presidente Lula mostra-se agora um defensor menos ardoroso do senador “maranhense” do Amapá, é um sinal de esperança no desenrolar da CPI da Petrobras. Segundo noticiou o jornal O Estado de São Paulo, essa mudança de comportamento do presidente do país se deve unicamente à revelação, por pesquisas encomendadas pelo planalto, do desgaste perante a opinião pública da figura do presidente, incluindo ai o de sua ministra-candidata Dilma Roussef.

Mais uma vez, constatamos a força da opinião pública mudando a história da política real. Sabemos que Lula é altamente sensível a qualquer mudança de patamar de sua popularidade, a segunda maior já conquistada por um presidente no Brasil. No caso específico de Lula, é até uma obsessão, dado que ao menor indício de perda de popularidade – o que é até normal em finais de mandato – faz o presidente se esquecer de condutas responsáveis em questões de gestão pública e parta, sem pestanejar, para medidas populistas custe o que custar.

Mas, deixando essa paranóia presidencial de lado e olhando para o fato pura e simplesmente, o lado bom dessa história é justamente a mudança de atitude por parte dos políticos diante de uma massa descontente e amplificada pela imprensa.

Quando postei um texto saudando a instalação efetiva da CPI da Petrobras, alguns me criticaram pelo teor demasiadamente otimista do título do post. Claro que naquele momento, e ainda agora, tenho a exata noção da dificuldade que será investigar qualquer coisa dentro de uma comissão tão desequilibrada pró-governo. São nove senadores governistas contra apenas três oposicionistas, e ainda temos senadores sem voto, suplentes que chegaram à Brasília por pura deficiência do nosso sistema eleitoral que permite tamanho atraso.

Porém, pegando carona no atual “momento Lula”, que começa a dar sinais que deixará seu neo-aliado Sarney queimar na fogueira das denúncias comprovadas sem um apoio tão descarado, podemos imaginar que, com os holofotes da imprensa acesos e focados no andamento da CPI, o desequilíbrio de forças ali possa amainar.

Nunca é demais lembrar como a CPI do mensalão mudou rapidamente de rumo e produziu um documento que acabou em denúncia contra quarenta mensaleiros e derrubou, na cassação e depois nas urnas, um bom tanto de parlamentares.

Enfim, CPIs, mesmo tão desgastadas com a imagem da pizza assando no forno, quase sempre produzem algum efeito prático. Temos algumas para lembrar: A dos anões do orçamento, que terminou com seis parlamentares cassados e quatro que preferiram renunciar para fugir da punição e da inelegibilidade; A do PC Farias, que terminou com o impeachment de Fernando Collor e até a atual da pedofilia, que produziu leis mais severas para o caso.

Sei que o resultado de todas elas sempre é menor do que gostaríamos, pois o jogo político atua com força e o espírito de corpo fala alto. Mas é mais do que muito político apreciaria, Lula inclusive.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

27 Respostas to “Esperança”

  1. CABRA SAFADO! Says:

    Como sempre, quando a porca torce o rabo Lula mete o dito cujo r… entre as pernas e… Se a estratégia aloprada não dá certo… Pode colocar em risco o projeto de poder “para sempre”… Não é com ele, não sabe de nada… não conhece… nem almoçou junto, estava viajando, etc. etc.
    NUNCA ASSUME NADA E OS “SUPOSTOS AMIGOS” QUE SE F….

  2. PORQUE LULA LARGOU SARNEY?? Says:

    PORQUE UMA PESQUISA INTERNA ENCOMENDADA PELO PALÁCIO ACUSAVA DESGASTE DE LULA E DA DILMA PELOS DESCARADOS APOIOS (AO VIVO E A CORES) NA TELEVISÃO A SARNEY (AQUELE CRIVADO DE ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO & FAMÍLIA) , INCLUSIVE VIA PATROCÍNIO PETROBRAS, EM QUE A TAL DILMA É TAMBÉM PRESIDENTE DO CONSELHO DA ESTATAL.

  3. Tróia Says:

    Pois é, gente. Lula diz que não votou em Sarney portanto , afirma, o esperto Lula, que “Não é problema meu”… Ah! Tá. E eu? Que não votei em Lula , jamais votaria em Lula, e tenho de aturar este vigarista, oportunista, covarde! Cínico! Sem escrupulos!… Como presidente do meu País!!

  4. Dayse Says:

    Acho que o Pinócchio vai apoiar, mesmo nos bastidores do Planalto, até qdo interessar. A hora que o defunto já estiver sendo velado, ele o abandonará, assim como fez com os mensaleiros. Lembra disso???

  5. Massa emburrecida Says:

    Cadê aquela corja de defensores de Lula e do PT que vivem como zumbis na internet, postando comentários em blogs e sites em defesa do indefensável??? Apareçam!!! Ou são tão covardes quanto o “Chefon Lularápio”???

  6. LULA CAGÃO Says:

    Como sempre quando a porca torce o rabo Lula mete o dito cujo r… entre as pernas e… Sempre que a estratégia aloprada não dá certo e pode colocar em risco o projeto de poder “para sempre”… Não é com ele, não sabe de nada… não conhece… nem almoçou junto, estava viajando, etc. etc. NUNCA ASSUME NADA E OS “SUPOSTOS AMIGOS” QUE SE F….

  7. josé sarney Says:

    Pode aguardar seu LULA – que eu vou cair atirando !!!

  8. rodrigo Says:

    o blog contra a petrobras é uma tentativa de golpe

  9. O País quer Saber Says:

    Que fim levou o procurador Luiz Francisco de Souza, aquele que encontrava um culpado por semana até o começo do governo Lula?

    A resposta está na seção O País quer Saber. Vale a pena conferir o que fez e faz o xerife de araque.

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/secao/o-pais-quer-saber/

  10. H. Says:

    QUEM LUCRA COM A CRISE

    O presidente, ontem, disse um aparente “vire-se” para Sarney. E a fala foi anunciada por toda a imprensa como uma mudança de posição, já que a proximidade com o aliado lhe estaria trazendo algum desgaste. Ouso não exatamente discordar disso, mas relativizar.

    Acredito, sim, que, nos setores mais informados, a defesa que o presidente faz de Sarney lhe possa trazer algum prejuízo. Mas ele tem uma reserva imensa de popularidade. Perder alguns pontinhos entre os escolarizados não muda o seu patamar de aprovação. ELE MANTÉM O APOIO A SARNEY E CONTINUA CONTRA A SUA RENÚNCIA.

    Lula se tornou Lula fazendo-se um beneficiário de crises. Embora seja o grande sacerdote da zorra que aí está, aguardem pra ver, estará no ano que vem sobre o palanque a pregar moralidade na política, a falar dos desmandos, a defender a decência, os interesses do povo etc e tal. Quanto mais o Parlamento cai no descrédito, mais se consolida como resposta à crise a figura de um demiurgo, que esteja acima de toda essa coisa aí…

    Instituições sólidas e respeitáveis nunca interessaram nem nunca vão interessar a um partido como o PT. Ao contrário: ele precisa desse pântano, dessa ética cediça e movediça a conferir verossimilhança para sua pregação moralista em nome do povo. Quando chega ao poder, escala Sarneys, Renans e congêneres como tropa de elite. (R.A.)

  11. Fernando Says:

    Nasci, cresci e prestei atenção aos ensinamentos éticos e morais que aprendi com a minha família, estudei e trabalhei, minha vida toda, e nunca mas nunca imaginei viver pra assistir isso que estou vendo no meu país.

  12. XÕ SARNEY, VALEU!!! Says:

    Sarney está prestes a renunciar ao cargo

    O senador José Sarney lutou muito, mas não conseguiu vencer os fatos. Ao decidir disputar a presidência do Senado, em fevereiro passado, acreditava que o cargo era uma garantia de imunidade para ele e a família – aquela altura já investigada pela Polícia Federal por suspeita de uma multiplicidade de crimes.

    A visibilidade, porém, teve efeito contrário e acabou colocando o mais longevo dos políticos brasileiros no centro de uma devastadora crise de no Congresso. José Sarney, o último dos coronéis, rendeu-se diante de tantos escândalos. Na semana passada, o senador disse ao presidente Lula que está cansado e que decidiu deixar o cargo. “Não aguento mais. Vou negociar uma saída”, LÁ VEM NEGOCIATA!!!

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/sarney-esta-prestes-renunciar-ao-cargo-489133.shtml

  13. O Morto e o Vivo Says:

    Sarney vendeu em 2002 terreno comprado de negociante morto

    O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vendeu em 2002 terras compradas um ano antes de um comerciante morto em 1996. Reportagem de Fernanda Odilla e Alan Gripp na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) informa que o negócio pode configurar a prática de crimes como falsidade ideológica e estelionato.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u603517.shtml

  14. Carlos C Says:

    entao, talvez seja essa a razao primeira do golpe (baixo) dado no CODEFAT pelo ministrinho PTralha do PTrabalho….

    http://www.jornalpequeno.com.br/2009/7/31/Pagina117346.htm

    esse e o jornal q tenta falar a verdade no maranhao.

    talvez seja sobre isso tb q os sarnados se referiam como o “lance da TV” nas gracações da PF.

    abs!

  15. NOTAS FRIAS Says:

    Fazendo Arte: compra de nota fiscal esconde sonegação na área da cultura

    A descoberta de que a Petrobras gastou mais de R$ 12,4 milhões na sua área de abastecimento com empresas que vendem notas fiscais, que têm como endereço um canil ou um barraco numa favela, levantou a ponta de um esquema muito maior: grande parte da produção cultural do Rio vive num ambiente de sonegação sistemática de impostos e operando através das mesmas empresas. Artistas, autores, produtores e fornecedores de todos os tipos usam o esquema de notas fiscais “de favor”, obtidas destas empresas, em vez de operar como pessoa física autônoma ou abrir sua própria empresa. Assim, driblam a Receita Federal, pagando menos imposto ou simplesmente sonegando. Levantamento feito pelo jornal indica a existência de pelo menos 13 empresas fornecedoras dessas notas fiscais. As mesmas firmas também já aprovaram quase R$ 14 milhões no Ministério da Cultura em projetos enquadrados na Lei Rouanet, revelam Chico Otavio, Maiá Menezese Alessandra Duarte, em reportagem publicada na edição do GLOBO de domingo.

  16. Ex-petista Says:

    O BRASIL TÁ É LASCADO!

    Cordel do poeta cearense Barros Alves

    Nos meus dias já vividos
    Eu vi muito coronel,
    Da política e do quartel,
    Coronéis empedernidos,
    Vi coronéis destemidos
    No singular e plural,
    E com jeito de general!!!
    Porém a coisa mais chula
    É saber que o nosso Lula
    É um coronel sindical.

    – Meu principal fundamento, –
    O Lula sempre dizia, –
    É acabar com oligarquia
    Em governo e Parlamento.
    Eita bicho véi nojento
    Como toda a sua grei!
    Hoje se esquece da lei
    Pra rei só falta coroa,
    E vive mentindo à toa
    E acobertando o Sarney.

    Antigamente o Sarney
    Era bandido e ladrão
    Que veio do Maranhão
    Onde era quase um rei.
    Se o Sarney mudou não sei,
    Mas o Lula está mudado
    Agora vive encangado
    Com chefe de falcatrua
    E grita no meio da rua:
    – Sarney é injustiçado!!!

    Feito abestado eu votei
    Pra botar o LULA-LÁ,
    Peço perdão a Alá
    Pois votei foi no Sarney,
    Com o Lula me enganei
    E não sei pra quem apelo,
    Fiquei roxo e amarelo
    Ao ver televisionado,
    Juntinho e bem abraçado,
    O Lula e Collor de Melo.

    Me lembrei do Diassis
    Ex-CUT do Ceará,
    Quase morreu de apanhar,
    Peia com direito a bis.
    Mas apanhou porque quis,
    Por agredir presidente,
    O Collor, moço decente,
    Que hoje está assim com o Lula,
    Os dois juntos, dupla fula,
    Botando no c… da gente.

    Diassis sempre foi ente
    Da gema lulo-petista,
    Agora é capitalista
    Igual a Collor de Melo,
    E já bateu o martelo,
    Não quer mais saber de greve,
    Com ele ninguém se atreve
    Fazer esculhambação
    E se falar do Maranhão
    A peia não vai ser leve.

    Acabou-se a ilusão
    Com o PT e com Lula,
    Só se for mesmo uma mula
    Sem juízo e sem razão,
    Ou mensaleiro ou ladrão
    Pra acreditar nesta gente
    Que além de perdulário
    Já meteu a mão no Erário,
    E rouba, falseia e mente.

    Do jeito que a coisa está
    O Lula faz o que quer,
    Faz homem virar mulher
    E tatu virar gambá,
    Mas pro povo é Lula-lá,
    O povão lhe dá guarida
    E lhe entrega a própria vida
    Esquecendo o seu passado
    Dando razão ao ditado
    Que o povo é massa falida.

    O Brasil tá é lascado
    E a culpa é do PT,
    Só quem é cego não vê
    Todo este sarrabufado
    De mensaleiro e viado,
    Caloteiro sem estudo,
    Mas o povo fica mudo
    Ante tanto picareta
    Fazendo tanta mutreta
    Tomando conta de tudo.

  17. PETRO-MARAJÁS Says:

    “Eu só fico imaginando o volume de trabalho que deve ter um conselheiro da Petrobras para justificar tal pagamento de serviços de aconselhamento. Deve ser enorme, do contrário, o mercado ou os acionistas não permitiriam esse tipo de exagero. Também fico imaginando em que eu gastaria esse dinheiro por mês. Suponho que não seja materialmente possível, a menos de comprar um carro de luxo todo mês, ou um apartamento a cada seis meses. Em todo caso, trata-se de um generoso pé de meia, ou uma fábrica inteira de meias…”

    http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/06/1165-conselheiros-da-petrobras-76-mil.html

  18. CENSURA Says:

    JORNAL ESTADÃO É CENSURADO PORQUE PUBLICA O QUE A SOCIEDADE PRECISA SABER

    10/6
    Estado revela que Senado acumula mais de 300 atos secretos . Parentes de políticos, como o presidente José Sarney, se beneficiam
    23/6
    Sob pressão, Sarney demite dois diretores do Senado: Alexandre Gazineo e Ralph Siqueira
    25/7
    Estado revela que José Adriano Cordeiro Sarney, neto do senador, opera crédito consignado na Casa
    3/7/2009
    Estado informa que Sarney ocultou casa de R$ 4 milhões, em Brasília, da Justiça Eleitoral
    9/7
    Estado revela que Fundação José Sarney, em São Luís, desviou
    R$ 500 mil de verba da Petrobrás
    10/7
    Polícia Federal instaura inquérito para investigar os atos secretos
    13/7
    Ministério Público decide investigar desvio na Fundação Sarney
    15/7
    Fernando Sarney, filho do senador, é indiciado pela PF por lavagem e formação de quadrilha
    21/7
    Conversas gravadas pela PF e reveladas pelo Estado mostram o senador articulando a contratação, por meio de ato secreto, de um namorado da neta, Bia
    28/7
    Ministério Público reprova contas da Fundação Sarney e decide intervir na entidade
    30/7
    Liminar do desembargador Dácio Vieira, próximo do clã Sarney, proíbe Estado de noticiar investigação contra Fernando Sarney

    ÚLTIMAS
    – Fundação Sarney é acusada de novo desvio
    – Virgílio pede para CNJ investigar desembargador que proibiu reportagens da Boi Barrica

  19. FORA SARNEY Says:

    Sarney disse que “renúncia não existe”. Também em resposta aos jornalistas sobre como anda seu espírito, José Sarney afirmou que “o espírito está bom”. Os jornalistas também perguntaram se o presidente estaria se preparando para enfrentar a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, agendada para a próxima quarta-feira (5).

    Sarney respondeu com outra pergunta: “enfrentar o quê”?

  20. Ultraje Says:

    As urnas acabam punindo quem ignora que há limites para o ultraje

    Em 1970, o presidente Emilio Medici era ovacionado nos estádios por multidões sem queixas a fazer: a Seleção triunfara no México, não faltavam empregos, a censura escondia a face escura. Os que tinham razão imaginaram que aquilo duraria eternamente. Muitos ficaram longe das urnas, muitos anularam o voto. O governo se apoderou de dois terços do Congresso.

    Em 1974, a oposição conquistou 16 das 22 vagas em disputa no Senado. Vários vitoriosos se mostrariam bem piores que os derrotados, mas o recado foi dado: os brasileiros estavam insatisfeitos. Não votaram num candidato; votaram contra o governo. A direção dos ventos havia mudado. A História não aceita becos para sempre sem saída. Nenhum governante é popular todo o tempo. As urnas às vezes demoram para punir, mas punem. E nunca deixam de castigar quem esquece que há limites para tudo.

    Foram longe demais os participantes da farsa encenada no Conselho de Ética para livrar José Sarney de punições. Só os suplentes não têm o que temer. São apenas vigaristas que ajudaram a financiar a campanha do titular. Mas quem olhar o candidato à reeleição Sérgio Cabral pode enxergar Paulo Duque. Quem recusar o cumprimento do candidato a governador Hélio Costa pode estar devolvendo os insultos despejados por Wellington Salgado.

    Mais de um limite foi superado pelo espetáculo ultrajante. Boa parte da platéia ainda ignora que foi Lula quem o produziu.

    Augusto Nunes

  21. EX-PETISTA Says:

    A delinquente saida “honrosa” do PT para o caso Sarney

    O esquema do PT é o seguinte: vai se aliar a oposição no Conselho de Ética exigindo a investigação de 1 ou 2 representações como estratégia. Depois, como manda Lula, irá votar contra qualquer acusação e aprovar todas decisões da tropa de “choque” , truculenta, anti-democrática, base governista, para salvar Sarney.

    FORA MERCADANTE! FORA PT!!!! FORA LULA, SARNEY, COLLOR, RENAN!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: